Diversos

PIETRO ... MEU PEQUENO PRÍNCIPE...... kit templateverde.zip

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O hábito da Escovação



 
 

  
 

Mesmo antes de nascer o primeiro dentinho nós Pais já somos informados (ou nem sempre) a aplicar a higiene bucal em nossos bebes, com gases embebecidas de água ou mesmo uma fraldinha, para que não fique qualquer vestígio de leite ou qualquer outra coisa. Quando nasceu o Primeiro dentinho do Pietro dei a continuidade da higiene porém já não era o mesmo método e sim com a dedeira, uma borrachinha plástica e flexisível e de fácil manejo.Um belo dia  quando fui escovar os dentinhos dele eis que levei uma mordida no meu dedo e foi então que cheguei a conclusão que já era hora de passar para a escova de dente, pois não queria mais correr o risco de levar outra mordida né. E foi o que fiz fui a procura da escova ideal para a idade dele porém notei que só havia para idades de 2 anos pra cima, não tinha para crianças de 1 aninho...bem comprei mesmo assim. No começo foi engraçado pois comecei primeiro mostrando a ele com pegar, como fazia os movimentos  escovando a linguá também etc...ele  ficava olhando meio que sem entender mas depois começou a imitar e começou a escovar os dentinhos  e até gostava e achava tudo divertido.
Hoje em dia ele trava a boca e não tem quem abra (aff!) não quer nem saber de escova de dente quer mais é brincar com ela e eu ali tentando de todo jeito conseguir pelo menos uma brechinha para escovar e nada. Foi então que pensei em comprar uma pasta de dente com sabor (o escolhido foi Tuti- Fruti) que por sinal é o olho da cara  paguei  R$ 6,85 (um roubo !!!) um frasquinho médio (que talvez dure uma eternidade, que bom!!!) e ainda pra minha decepção ele não gostou e agora é que ele não escova mesmo!!!! Ainda assim não deixo de insistir e acabo conseguindo ( as vezes !!! )

Tome Nota: Sabores nem sempre influênciam para que uma crianças escove o dente( ajuda e muito porém não são o centro de importâcia para nos Pais) opções tem ao gosto do clientes mirim: Uva, Morango, Tuti -Fruti, Cereja etc... O que é importante mesmo é que na hora de escolher verficar quais não contém Fluor (Informação dada sempre no rótulo da embalagem) Crianças menores que 6 anos não podem com fluor, como são pequenos eles(as) ainda não sabem cuspir e muito menos bochechar é então que engolem a pasta ingerindo mais flúor do que recomendado o resultado é que essa substância ingerida em excesso causa fluorese que é um disturbio que afeta o esmalte e produz manchas nos dentes, por isso pasta de dente sem Flúor é o mais recomendado.
Assim que seu filho aprender a escovar os dentes sozinho e já conseguir cuspir e bochechar ele já poderam usar as pastas com Flúor Infantil ( Estas contém menor quantidade de Flúor).

Abaixo segue algumas Dicas:

A ESCOLHA DA ESCOVA: A primeira escova  do bebe precisa ter cerdas extra macias para não machucar as gengivas. A cabeça deve ser pequena, pois assim alcança os dentinhos do fundo sem causar desconforto e o cabo deve ser longo para que o adulto consiga limpar todos os dentes da criança.

QUANTIDADE DE CREME: O equivalente a um grão de ervilha, bem pouco mesmo.

COM QUAL FREQUÊNCIA A TROCA DA ESCOVA: A cada 2 ou 3 meses, pois as cerdas se deformam dificultando a escovação.

O QUE FAZER QUANDO SEU FILHO PEDIR PARA BRINCAR COM A ESCOVA? Deixar que ele brinque com uma escova velha (sem uso) depois escove com a nova.

COMO FACILITAR A HORA DE ESCOVAR OS DENTES? E SE SEU FILHO NÃO QUISER? Faça da escovação uma atividade em família, pois as crianças gostam de imitar os adultos.Reforce sempre o hábito, depois de cada refeição encaminhe para a pia do banheiro e aplique a escovação, ao terminar parabenize-o dizendo que sua boquinha está cheirosa e que os bichinhos foram todos embora etc...Brincadeiras como " ei, dê um sorriso de artista" para que você consiga escovar os dentes funciona e muito a dica é usar a imaginação.

Bj Fabi & Pietro

Fonte: Dóris R. Ruiz - Odontopediatra / Revista Crescer



Nenhum comentário:

Postar um comentário